Síntese do caso: Gêmeas de 10 anos em possível situação de risco e/ou vulnerabilidade devido aos conflitos na convivência familiar entre mãe e uma das filhas, sendo que está não está frequentando a escola e a mãe possui problemas de saúde mental.
Ambiente do caso: Ambiente familiar e escolar, caso tratado pela PJ da PcD e do idoso e encaminhado para PJ da infância e juventude.
Partes envolvidas diretamente: Irmãs gêmeas, mãe e padrasto.
Histórico dos envolvidos: A mãe retornou ao tratamento no CAPS, faz uso de medicação contínua. Padrasto com envolvimento recente (um pouco mais de 2 meses) com a mãe. Ausência e/ou pouco apoio familiar devido dificuldades de convívio familiar, sendo que o irmão da mãe das crianças alega ser causado pelas mudanças de humor e insultos praticado pela irmã e nega querer qualquer convivência direta com ela e as crianças. A mãe relata que uma das filhas é agressiva, a xinga e que não quer ir para escola. Há relatos no procedimento que uma das crianças e a mãe possui uma relação ruim e que a mãe trata e se refere as filhas, uma como “demônio” (sic) e outra como “anjo” (sic).
Partes envolvidas indiretamente: técnica Assistente social do MP da PJ da PcD e do idoso.
Facilitadoras: Assistente social (Sandra), Psicóloga (Thais) e Estagiária Serviço Social da PJ da Infância e Juventude.