Belém -Distrito de Icoaraci, 15 de maio de 2024.
RELATÓRIO DAS PRÁTICAS CIRCULARES-CASOS DE CONFLITOS
I-Pré-círculo com a primeira parte envolvida.
-Facilitadores: Rejane Almeida (Psicóloga) , Suellen Contente (Assistente Social), voluntários.
-2.Com quem foi o pré-círculo: Genitora
3.Descreva brevemente a abordagem do pré-círculo (até 10 linhas):
Esclarecida a metodologia da JR, aceitação e participação voluntaria com assinatura do termo de consentimento. Em sequência, abordamos o conflito vivenciado entre os genitores no que concerne as demandas da filha adolescente. Abordando os sentimentos (em relação ao ex-companheiro? convivência com a filha? Explorar necessidades (O que você precisa na relação com seu ex-companheiro para que seja harmoniosa?) Avaliar o nível de responsabilidade (Poderia ter feito algo diferente para evitar esse conflito? Qual sua responsabilidade em tudo que está acontecendo? Perspectiva de futuro (Como essa situação poderia ser resolvida?).
4.O que se descobriu no pré-círculo sobre o caso (em tópicos):
- Vulnerabilidade diante da assistência regular/frequente das demandas da adolescente ;
- Inflexibilidade na construção de mudança de comportamento;
- Dificuldade de compreensão da rotina laboral do genitor;
- Sobrecarga de atividades da adolescente que assume;
-Necessidade de apoio e divisão de tarefas;
-Comunicação deficitária e impositiva;
-Reivindicação da família paterna na colaboração nos cuidados com a filha.
5.Resistências e questionamentos que encontraram no pré-círculo sobre o processo circular, se houver:
- Dúvida se a proposta da metodologia de JR poderia ser resolutiva para o conflito existente;
6.Quais reflexões o pré-círculo propôs para a construção do roteiro do círculo
-Roteiro construído objetivando a genitora acolhida e reflexão acerca das responsabilidade e necessidade para o atendimento das demandas de todos os envolvidos;
-Leitura das demandas colocadas e necessidade de avaliar as particularidades que cada uma das partes apresentou;
II-Pré-círculo com a segunda parte envolvida.
Facilitador: Rejane Almeida e Suellen Contente 1.Data: 14/03/2023
2.Com quem foi o pré-círculo: Genitor
3.Descreva brevemente a abordagem do pré círculo(até 10 linhas):
Explicada a metodologia da JR e convidado a participar voluntariamente com assinatura do termo de consentimento. Em seguimento, abordado o conflito vivenciado entre as partes no que diz respeito às demandas da filha. Abordando os sentimentos (em relação a ex-companheira? convívio com a filha? Explorar necessidades (O que você precisa na relação com a ex-companheira para que seja harmoniosa?) Avaliar o nível de responsabilidade (Você poderia ter feito algo diferente para evitar esse conflito?, Qual sua responsabilidade em tudo que está acontecendo? Perspectiva de futuro (Como você acha que essa situação poderia ser resolvida? ).
4.O que se descobriu no pré-círculo sobre o caso (em tópicos):
-Situação confortável em relação ao apoio que da filha;
-Inflexibilidade na dinâmica laboral que impossibilita a assistência mais ativa/presente para a filha;
-Possível resistência na mudança de trabalho que impede a presença no auxílio e convívio frequente com a adolescente;
-Incompreensão das demandas pessoas/sociais da ex-companheira que é a cuidadora principal;
-Interesse voltado para a suas demandas pessoais/sociais;
-Ausência de responsabilidade na divisão do cuidado integral com a filha;
-Postura equivocada quanto a pensão alimentícia , isenção de responsabilidades.
5.Resistências e questionamentos que encontraram no pré-círculo sobre o processo circular, se houver:
-Receio que a proposta apresentada não proporcione acordo e resolução do conflito.
6.Quais reflexões o pré-círculo propôs para a construção do roteiro do círculo?
-Entendimento sobre seu contexto social para abordagem inclusiva e acolhedora que possibilitasse uma mudança de posição/conduta para o entendimento das necessidades da filha e ex-companheira.
CÍRCULO
Facilitador: Rejane Almeida/ Co facilitador: Suellen Contente
1.Data: 09/04/2024
2.Descreva brevemente o passo a passo do círculo construídos previamente:
Realizar cerimônia de boas vinda e abertura (estrofe de um poema), ressaltar o objetivo do círculo e construir o centro do círculo e explicando o objeto da fala. Check in, valores e diretrizes: (Escolher palavras constituintes do círculo), Perguntas Empáticas (Qual a minha característica que considera mais importante .O que essa característica ajuda na minha vida? Quando penso em família o que é mais importante para mim?. Explorando o problema (múltiplas rodadas para verificar sentimentos, impactos, preocupação relativas ao problema) Gerando planos para o futuro. Construção do Acordo (Pensar sobre a guarda compartilhada, adaptação da criança e alimentos) Rodada de check-out: (Como estou saindo desta conversa?. Agradecimento e Cerimônia de encerramento.
3.Participantes presentes e suas relações com conflito:
Genitora e Genitor
4.O que saiu do roteiro? Como você lidou com esse ineditismo?
Foi necessário realizar duas rodadas de perguntas objetivando a clarificação das necessidades das partes.
5.Haverá outro encontro?
[ ] Sim
[x] Não
5.1 Se sim, quais foram as percepções e descobertas do círculo para o próximo encontro? (em tópicos)
5.2 Se não, quais foram os combinados e/ou resultados? (em tópicos)
-proporcionou diálogo
-reflexão dos cuidados que devem ser compartilhado entre os genitores da adolescente.
- os envolvidos decidiram dá sequência ao processo judicial.
6.Percepções e aprendizados desse processo circular.
- O desenvolvimento do processo circular proporcionou conhecimento das diferentes realidade apresentadas, da dinâmica e vivência dos envolvidos e de sua complexidade assim como sucedendo a dúvida sobre a efetividade da metodologia buscando a resolução dos conflitos existentes.
- Tempo limitado apresentado pelas partes para desenvolver o trabalho de forma mais consubstanciada, uma vez que, os encontros tiveram interim prolongados entre os pré- círculo e a concretização do círculo.