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MPPA - Orientação à prática

Público·44 Participantes

Rejane  Alemida
Rejane Alemida

Belém (Distrito de Icoaraci) , 17 de maio de 2024

 

RELATÓRIO DAS PRÁTICAS CIRCULARES-CASOS DE CONFLITOS

 

I-Pré-círculo com a primeira parte envolvida.

 -Facilitadores: Rejane Almeida (Psicóloga), Suellen Contente (Assistente Social) e estagiários.

-1.Data: 15/03/2024

-2.Com quem foi o pré-círculo: Srª. M. (39 anos) 


3.Descreva brevemente a abordagem do pré-círculo (até 10 linhas):

 Esclarecida a metodologia da JR, aceitação e participação voluntaria com assinatura do termo de consentimento. Em sequência, abordamos o conflito vivenciado entre as irmãs no que concerne as demandas dos genitores. Abordando os sentimentos (em relação a convivência família entre partes e idosos)   Explorar necessidades (O que você precisa na relação com suas irmãs para que seja harmoniosa?) Avaliar o nível de responsabilidade (Poderia ter feito algo diferente para evitar esse conflito?  Qual sua responsabilidade em tudo que está acontecendo? Perspectiva de futuro (Como essa situação poderia ser resolvida?).

 

4.O que se descobriu no pré-círculo sobre o caso (em tópicos):

   - Fragilidade diante da assistência regular/frequente das demandas dos genitores;

   - Inflexibilidade na construção de mudança de comportamento;

   - Sobrecarga de atividades dos pais que assume;

   -Necessidade de apoio e divisão de tarefas;

     -Comunicação deficitária e impositiva;

    

  5.Resistências e questionamentos que encontraram no pré-círculo sobre o processo circular, se houver:

 -  Dúvida se a proposta da metodologia de JR poderia ser resolutiva para o conflito existente;

      

6.Quais reflexões o pré-círculo propôs para a construção do roteiro do círculo

-Roteiro construído objetivando acolhida e reflexão acerca das responsabilidade e necessidade para o atendimento das demandas de todos os envolvidos;

-Leitura das demandas colocadas e necessidade de avaliar as particularidades que cada uma das partes apresentou;

 

 II-Pré-círculo com a segunda parte envolvida.

Facilitador:  Rejane Almeida (Psicóloga), Suellen  Contente (Assistente) 1.Data: 15/03/2024

2.Com quem foi o pré-círculo: A. (40 anos)

 

3.Descreva brevemente a abordagem do pré círculo(até 10 linhas):

  Explicada a metodologia da JR e convidado a participar voluntariamente com assinatura do termo de consentimento. Em seguimento, abordado o conflito vivenciado entre as partes no que diz respeito às demandas dos pais. Abordando os sentimentos (em relação ao convívio com os pais e com as irmãs) Explorar necessidades (O que você precisa para ter um relação harmoniosa com as suas irmãs?) Avaliar o nível de responsabilidade (Você poderia ter feito algo diferente para evitar esse conflito?,  Qual sua responsabilidade em tudo que está acontecendo? Perspectiva de futuro (Como você acha que essa situação poderia ser resolvida? ).

 

4.O que se descobriu no pré-círculo sobre o caso (em tópicos):

 - Situação confortável em relação ao apoio que destina aos pais;

-Interesse voltado para a suas demandas pessoais/sociais;

-Conflito intrafamiliar entre as partes;


5.Resistências e questionamentos que encontraram no pré-círculo sobre o processo circular, se houver:

 - Limitação de tempo para promoção de novos atendimentos.

 

 6.Quais reflexões o pré-círculo propôs para a construção do roteiro do círculo?

 -Entendimento sobre seu contexto social para abordagem inclusiva e acolhedora que possibilitasse uma mudança de posição/conduta para o entendimento das necessidades das partes.

 

II-Pré-círculo com a terceira parte envolvida.

 Facilitador:  Rejane Almeida (Psicóloga), Suellen  Contente (Assistente) 1.Data: 01/04/2024

2.Com quem foi o pré-círculo: M. ( 42 anos)

  

3.Descreva brevemente a abordagem do pré círculo(até 10 linhas):

 Explicada a metodologia da JR e convidado a participar voluntariamente com assinatura do termo de consentimento. Em seguimento, abordado o conflito vivenciado entre as partes no que diz respeito às demandas dos pais. Abordando os sentimentos (convívio com os pais? Explorar necessidades (O que você precisa para ter um relação harmoniosa com as suas irmãs?) Avaliar o nível de responsabilidade (Você poderia ter feito algo diferente para evitar esse conflito?. Qual sua responsabilidade em tudo que está acontecendo? Perspectiva de futuro (Como você acha que essa situação poderia ser resolvida? ).

 

4.O que se descobriu no pré-círculo sobre o caso (em tópicos):

 -Inflexibilidade na assistência mais presente para os pais;

-Interesse voltado para a suas demandas pessoais/sociais;

-Ausência de responsabilidade na divisão do cuidado para com os pais;

-Não reconhecimento da necessidade no auxílio aos pais nas demandas da vida diária.

 

5.Resistências e questionamentos que encontraram no pré-círculo sobre o processo circular, se houver:

 - Duvida em relação a sua participação no procedimento.

 

 6.Quais reflexões o pré-círculo propôs para a construção do roteiro do círculo?

 - Elaboração de perguntas após a leitura da realidade de cada uma;

- Conflito existente entre as irmãs impede a cuidados com os

 

 

  CÍRCULO

 

Facilitador:  Rejane Almeida/Co facilitador: Suellen Contente

 

1.Data: 18.04.24

2.Descreva brevemente o passo a passo do círculo construídos previamente:

   Realizar cerimônia de boas vinda e abertura (estrofe de um poema), ressaltar o objetivo do círculo e construir o centro do círculo e explicando o objeto da fala. Check in, valores e diretrizes: (Escolher palavras constituintes do círculo), Perguntas Empáticas (Qual a minha característica que considera mais importante. O que essa característica ajuda na minha vida? Quando penso em família o que é mais importante para mim?  Explorando o problema (O que poderia ser feito para que houvesse participação maior das demais irmãs dos cuidados com os genitores?) Gerando planos para o futuro.  Construção do Acordo (responsabilidade compartilhada dos cuidados com os genitores) Rodada de check-out: (Como estou saindo desta conversa?)  Agradecimento e Cerimônia de encerramento.

 

3.Participantes presentes e suas relações com conflito:

 - As filhas dos idosos


4.O que saiu do roteiro? Como você lidou com esse ineditismo?

 -Foi necessário realizar atendimento individualizado com uma das participantes que estava chorando e não conseguia falar.  

 

5.Haverá outro encontro?

[ ] Sim 

[x] Não


5.1 Se sim, quais foram as percepções e descobertas do círculo para o próximo encontro? (em tópicos)

 

5.2  Se não, quais foram os combinados e/ou resultados? (em tópicos)

      - Diálogo entre as irmãs;

    - Reflexão dos cuidados aos genitores que devem ser compartilhados entre as filhas dos idosos;

     -Orientação os envolvidos para pleitearem a curatela do idoso para acesso a direitos sociais.


6.Percepções e aprendizados desse processo circular.

  - Conhecer a vivência, relações sociais entre os envolvidos, buscando a resolução dos conflitos existentes.

-  Impotência diante da não adesão por uma das partes, durante o círculo, em continuar com o trabalho;

- Contentamento na compreensão, escuta e reconhecimento entre as irmãs que permaneceram até o final do círculo.

Informações

Bem-vindos ao espaço de troca da Orientação a prática! Este ...

Participantes

  • Josefa  Dutra
    Josefa Dutra
  • Rejane  Alemida
    Rejane Alemida
  • Monica Mumme
    Monica Mumme
  • JOAO BATISTA DE ARAUJO CAVALEIRO DE MACEDO JUNIOR
    JOAO BATISTA DE ARAUJO CAVALEIRO DE MACEDO JUNIOR
  • Luis Carlos Pina de Carvalho
    Luis Carlos Pina de Carvalho
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