top of page

Vez e Voz

Atualizado: 9 de out. de 2022


Ser e não precisar se encaixar, se enquadrar…


Ser quem se é. Sem padrões, predeterminações…


Caber com tudo o que se é.


Manifestar, existir… em toda a potencialidade e vulnerabilidade.


Vez e Voz

Estar com todas as particularidades e especificidades dialogando com todas as outras particularidades e especificidades, presente, construindo um espaço e um tempo amoroso em que todas as pessoas tenham a liberdade de ser e de se expressar, estabelecendo relações justas, que beneficiam a todos e a todas.


Insegurança… receio… medo.


Deveria ter estudado mais, pesquisado direito, organizado melhor… e mais um sem fim de justificativas para a possibilidade de dar tudo errado.


Eu era o responsável pela orientação deste encontro em que daríamos continuidade ao diálogo a respeito das violências estruturais e dentre elas, especificamente, o racismo, para lidar e buscar ações efetivas de transformação.


Minha garganta reclama, se fecha… respiro, bebo um pouco d’água. Minha voz titubeia e por um instante, se cala.


Quem quer calar minha voz? Quem quer calar as vozes que neste momento falam em mim?


O que fora oprime? O que dentro reprime?


Um instante que dura uma eternidade.


Respiro…


Falo… faço o que vim fazer. Abro o diálogo e compartilho reflexões e inquietações para compor com a demais pessoas, de igual para igual, com todas as nossas diferenças, com toda a nossa diversidade.


Essa voz, minha voz, singular e plural… não será calada, o que ela tem a dizer, tem cabimento. Ela terá espaço e tempo, aqui e agora, para se manifestar, para intervir, para integrar e estabelecer de fato um diálogo verdadeiro em que as múltiplas vozes são consideradas e reconhecidas.


Independentemente da origem, se uma força externa que oprime, que se impõe para manter a ordem estabelecida, sistemas, privilégios, tudo como está… se interna, que de tanto ser oprimida, maltratada, calada… se recolhe, se retrai…


Temos ainda muito trabalho para construir o que é necessário para que, haja transformações efetivas e mudanças significativas que alicercem outras formas de ser e estar no mundo.


Sem julgamentos, sem comparações, sem qualificações…


Essa voz tem vez.


Leonardo Rogerio


 

Artista e educador.


No Laboratório de Convivência atua em ações e projetos relacionados à construção de diálogo e ao desenvolvimento de relações e convivências mais justas, saudáveis e verdadeiras.

 

.

34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page