Síntese do ambiente de convivência (1º Caso)
Denominação do ambiente: Serviço de Acolhimento de Adolescentes – (SAAD), do município de Ananindeua.
Participantes diretos dos círculos: Adolescentes (meninas e meninos) que que estão sob a tutela do estado, após receberem medida de proteção de acolhimento institucional no município de Ananindeua
Participantes indiretos dos círculos: funcionários do espaço de acolhimento institucional, Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Trabalho – SEMCAT.
Contato com o ambiente: desde de 2021, O Ministério Público do estado do Pará, por meio da 1ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Ananindeua, vem acompanhando as condições de funcionamento do Serviço de Acolhimento de Adolescentes – (SAAD), voltado para a aplicação de medidas protetivas de acolhimento, com o objetivo de acompanhar e fiscalizar as condições de funcionamento do Serviço.
Histórico do ambiente, se houver: Em que pese terem ocorrido mudanças no funcionamento do espaço, inclusive, com a mudança de endereço, para um local mais adequado, identificamos situações relacionadas à convivência dos adolescentes no espaço - seja entre si e/ou entre os funcionários. Há relatos de possível abuso sexual ocorrido dentro do espaço; atos de violência física e verbal no interior, além de reiteradas evasões. Há um clima de distanciamento dos acolhidos em relação aos funcionários e dos funcionários em relação aos adolescentes.
Objetivos dos círculos:
· Criar um espaço de diálogo entre os acolhidos.
· Compreender as razões dos conflitos e o distanciamento entre os acolhidos e os funcionários.
· Aproximar os acolhidos entre si e entre com os funcionários.
FACILITADORAS: CECÍLIA LIMA; ROSEMARY OLIVEIRA e CHRISTIANE FUJIYAMA.