Reflexões do processo prático
Turma: [] Belém e regiões [] Grande Pará
Nome:ANGÉLICA COSTA MACHADO LIMA
Grupo de trabalho: Dr. João Macedo e Antônio Marcos Sodré
1.O que você está aprendendo sobre si mesmo neste processo de convivência?
Aprendendo a lidar com os sofrimentos dos outros sem deixar-se afetar. Focando no objetivo e construindo um ambiente seguro e cheio de potencias.
Que não importa o tamanho do conflito, temos que acreditar que somos capazes de juntos e conectados chegar a uma proposta que atenda as necessidades individuais e coletivas
Que quando nos deparamos com algo complexo é preciso, parar refletir, avaliar e olhar o problema sobre os diversos ângulos, pois as coisas nem sempre são como aparecem num primeiro momento.
2. A princípio quais seriam os seus ou estão sendo maiores desafios como guardião ou guardiã no círculo?
É responsabilidade assumida frente um trabalho desafiador e complexo, pois estamos lidando com seres humanos, que na convivência, estão imbuídos de sentimentos, e ao longo do tempo construíram sua história e projetos de vidas, que por vezes, divergem dos seus pares. Cabe ao guardião/ã saber compreender, respeitar e trabalhar os conflitos gerados, num ambiente seguro para todos.
Saber identificar o problema real (mapeamento) para desenvolver a atividade com foco no objetivo, alinhando as técnicas da justiça restaurativa, (dinâmicas/combinados/objeto de fala e centro do círculo) e coerente com a realidade vivenciada pelas partes envolvidas.
Trabalhar a insegurança frente aos conflitos verbais no decorrer do desenvolvimento do círculo e a impotência em não conseguir um resultado satisfatório para a resolutividade do caso.
3. Ocupar o lugar de guardião ou guardiã, traz quais sentimentos a você?
Sentimento de responsabilidade e compromisso para com as pessoas que estão compartilhando suas emoções, sentimentos e problemas de relações interpessoais
Traz sentimento de pertença, por estar fazendo parte da história e podendo construir conjuntamente, novas perspectivas para uma situação difícil de resolutividade por conta de conflitos e situações de violência por conta de divergências
Sentimento de potência, tendo em vista, que precisamos ser profissionais criatividade, propositivo e inventivo, para dar conta da demanda que nos é apresentada.
Capanema/Pará, 01/05/2024