Síntese do ambiente de convivência
1. Denominação do ambiente: Escola Estadual
2. Participantes diretos dos círculos: Representantes discentes, docentes e integrantes do corpo técnico-administrativo
3. Participantes indiretos dos círculos: Funcionários da escola
4. Contato com o ambiente: A Promotoria de Justiça da Infância e Juventude (PJIJ) de Belém por meio da 4º, 5º e 6º Promotoria de Justiça, as quais atuam em todos os feitos referentes à apuração de ato infracional atribuído ao adolescente até a conclusão do respectivo processo judicial de conhecimento, promovem há vários anos ações de promoção da cultura de paz nas escolas públicas situadas no município de Belém.
5. Histórico do ambiente, se houver: A escola é de ensino técnico do Estado que oferece cursos técnicos e ensino médio. A escola possui 11 (onze) turmas com 3 (três) representantes em cada uma delas chamados de líder cultural, líder pedagógico e líder esportivo com o total de 33 (trinta e três) alunos. Assim, estes serão divididos em três grupos com três facilitadores em cada um.
6. Objetivos dos círculos: Promover e estimular a reflexão da importância do autoconhecimento e autocuidado pessoal em todas as dimensões da vida.
7. Facilitadores: Alexandre Théo (Psicólogo), Cristina (Psicóloga), Lúcia (Pedagoga), Luis (Pedagogo), Márcia Bethânia (Pedagoga), Rosilene (Promotora de Justiça), Sandra (Assistente Social), Thais (Psicóloga) e Viviane (Promotora de Justiça).