top of page

Laboratório de Convivência

Apresentação

Um espaço no qual contar e ouvir histórias de vida traz belas possibilidades de conexão e transformação. Um lugar para que as pessoas possam entrar em contato consigo e a força de ser quem é.

Um local para (re)descobrir suas potências, inventar outras maneiras de conviver, de ser em movimento constante, compreendendo a importância de se relacionar na busca por equilíbrios dinâmicos. Reconhecendo o exercício de se centrar para lidar com os desafios de viver e (con)viver. 

O diálogo está na base de todas as atividades desenvolvidas pelo Laboratório de Convivência. A escuta e a fala conectam pessoas e contribuem para que se acesse novos saberes e fazeres. Um saber que traz possibilidades das relações se estabelecerem de outras maneiras e que amplia o conhecimento, o sentido e a consciência acerca dos relacionamentos: a pessoa com ela mesma; com outras pessoas; as relações inseridas em contextos institucionais, empresariais, comunitários e, em âmbito mais amplo, nas esferas sociais.


No Laboratório de Convivência assumimos que se relacionar é uma experiência muito desafiadora, principalmente, nos tempos atuais. Talvez, por isso, muitas vezes aprender outros repertórios e novos conhecimentos teóricos e práticos passe a ser uma tarefa por vezes assustadora e um tanto complexa. No entanto, em nosso trajeto acompanhamos, por meio de cursos e projetos, muitas transformações individuais e coletivas quando cuidar de maneira séria e ética dos relacionamentos passa ser uma prioridade.


Não acreditamos que “receitas de bolo” e formatos engessados criem um ambiente protegido para reflexões e mudanças. Portanto, nossa prática e materialização de nossos princípios acontecem em encontros individuais, formações, projetos. Sempre compreendendo o estar junto como um processo de convivência que ensina sobre cada um, cada uma, todos e todas. Do indivíduo ao coletivo, do coletivo ao indivíduo, muitas sabedorias se constroem e se consolidam na busca por relações mais justa e felizes.  


Na medida em que vivemos e convivemos encontramos diferentes sentimentos e necessidades que convidam permanentemente o ser humano a se investigar. Entretanto, de modo geral, ainda não se reconhece este ponto como prioridade. Portanto, recursos internos não são desenvolvidos adequadamente, nem aprendizagens que tenham foco na construção de relações mais saudáveis são vistas como urgentes e necessárias.

 
O que realizamos são ações e atividades que possibilitem as pessoas reconhecerem sua essência e, principalmente, suas potências para desenvolver relacionamentos mais justos, equilibrados e saudáveis. E por meio destas ações e atividades, colaborar para que as pessoas possam trazer para o seu cotidiano a experiência da justiça como um   valor, compreendendo como parte deste processo o autoconhecimento e a importância de ampliar seu repertório sobre as novas tecnologias da convivência. 

Laboratório de Convivência
20.png
13.png

Missão

Colaborar para que as dinâmicas de convivência sejam reconhecidas em seu potencial criativo e transformador, possibilitando que formas mais dialógicas e inclusivas integrem todos os tipos de relacionamentos, situações e contextos.

6.png

Visão

Contribuir com as transformações humanas, preservando o que pertence à essência da humanidade – a conexão e o conviver em busca de mudanças com sentido, apoiando os processos amorosos de evolução.

9.png
12.png

Valores

Amor.

Justiça vista por uma perspectiva profunda do comportamento humano,

no exercício constante de equilíbrio.

Liberdade garantindo vez e voz a todos e a todas, assim como, a existência, a manifestação e a expressão da diversidade.

Reconhecimento das sabedorias humanas.

Respeito pelas histórias e lições de todo ser humano.

Inovação no repertório teórico e nas iniciativas práticas sobre a convivência.

Ética nos relacionamentos.

Bom humor.

bottom of page